Washington Olivetto, o publicitário mais conhecido do Brasil, morreu neste domingo (13), aos 73 anos, no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. Ele estava internado devido a complicações por uma cirurgia no pulmão e morreu por falência múltipla de órgãos.
Olivetto ficou conhecido nacionalmente por campanhas que marcaram a história da publicidade brasileira, como a da Bombril com o garoto-propaganda interpretado pelo ator Carlos Moreno e as peças publicitárias com o cãozinho da Cofap.
Ele é também um dos publicitários latino-americanos com maior reconhecimento internacional da história: recebeu mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes – maior prêmio da publicidade mundial – na categoria filmes e é o único publicitário fora do mundo anglo-saxão a ganhar, pelo conjunto da obra, o “Clio Lifetime Achievement Award”, em 2014.
Nascido em São Paulo, Olivetto começou sua carreira em 1969, aos 18 anos, e rapidamente se destacou na indústria publicitária. Trabalhou em algumas das principais agências do Brasil, incluindo DPZ e W/Brasil, que virou uma das principais agências do país sob sua liderança. Ele também teve passagens pela McCann e, em 2017, mudou-se para Londres, onde atuou como consultor criativo.
Em 2015, foi o primeiro latino-americano a ser nomeado para o Creative Hall of Fame da ONG americana The One Club.