Operários da linha de fabricação da fábrica de São Bernardo do Campo só voltam ao trabalho daqui a 10 dias. Vendas fracas explicam.
O Globo
SÃO PAULO – A Volkswagem colocou todos os empregados das linhas de produção de sua fábrica em São Bernado do Campo, no ABC paulista, em férias coletivas a partir desta segunda-feira. Os trabalhadores, cerca de 8 mil dos cerca de 13 mil funcionários da unidade, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, só retornarão ao trabalho daqui a 10 dias.
“A Volkswagen tem feito uso de ferramentas de flexibilização para adequar o volume de produção à demanda do mercado”, informou a montadora em comunicado.
Ou seja, as férias coletivas fora de época — geralmente esta folga é dada aos funcionários durante os feriados de fim de ano — devem-se ao fraco volume de vendas de veículos no mercado interno. Apenas os funcionários da área administrativa permanecem trabalhando. Na unidade são produzidos os modelos Gol e Saveiro.
De acordo com a Anfavea, a associação que reúne as montadoras, as vendas recuaram mais de 17% nos três primeiros meses do ano.