A Casa dos Ventos terá capacidade para fornecer energia equivalente a três vezes o consumo do estado de Pernambuco.
Por Roberto Gonçalves
Para discutir sobre a instalação do Parque Eólico da Chapada do Araripe no lado pernambucano, o vereador João Dias solicitou durante a 9ª sessão ordinária do 3º período do Legislativo municipal, uma audiência pública, onde o representante da empresa Casa dos Ventos, deverá estar presente, para falar sobre o impacto ambiental e os investimentos na área social.
“Eu estou dando entrada em um requerimento, onde solicito que a Câmara de Vereadores de Araripina, promova uma audiência pública, com a empresa Casa dos Ventos e as demais que irão construir o Parque Eólico no Município. O Parque Eólico do Araripe, é o maior da América Latina, e a nossa população não está consciente do que vai ser acontecer”, frisou o vereador.
A data para audiência ainda não foi marcada, mas é esperada com muita ansiedade pela população, principalmente da zona rural do município, onde será instalado o Parque. Do lado piauiense, onde o projeto já está gerando energia, cada proprietário de terreno, fatura por mês, R$ 1.500,00 por cada torre instalada na sua propriedade.
Quando as 2 mil torres estiverem gerando cada uma 2 megawat/hora, a Casa dos Ventos terá capacidade para fornecer energia equivalente a três vezes o consumo do estado de Pernambuco. Existe um estudo em andamento, para que uma Siderúrgica, se instale nas imediações do distrito de Gergelim em Araripina, que fica entre Pernanbuco e Piauí, onde jazem milhões de toneladas de minério de ferro e irá gerar milhares de empregos na região.