O programa Falando Francamente desta segunda-feira (22) ‘pegou fogo’ com denúncias feitas pelo líder da Oposição na Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST) Vandinho da Saúde (Podemos).
Com um calhamaço de papéis como prova, o parlamentar revelou que foram desviados cerca de R$ 9 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), numa orquestração coordenada pela Secretaria Municipal de Educação.
Segundo o parlamentar, o dinheiro era para ser rateado entre os professores, mas o governo municipal ‘desviou’ para quitar débitos atrasados, prometendo devolver, aos poucos, a medida que novos recursos entrem em caixa. Há um documento assinado por dois secretários municipais, e o procurador jurídico da prefeitura.
“Quando eu fiz essa representação eu peguei apenas R$ 9 milhões que tinham sido desviados do Fundeb dos professores. Dinheiro que era pra ser rateado com os professores ano passado. Esse dinheiro foi usado para outras coisas. Eu não posso em hipótese alguma fazer uma acusação de que eu não tenha provas. Se eu não tivesse provas do que eu estou falando, a prefeita Márcia Conrado já teria me processado. Eu estaria destruído politicamente. ‘Lanchinho’ da Vila Bela foi pago com dinheiro do Fundeb, combustíveis foram pagos com dinheiro do Fundeb, Dinheiro que não podia ser mexido. Foi desviado para pagar débitos que não eram da educação. Desviaram dinheiro dos professores para cobrir débitos de uma gestão fracassada”, disparou Vandinho, apresentando uma ata do Conselho Municipal de Educação. (Fonte: Farol de Notícias)