Integrante da base governista na Casa Plínio Amorim, o vereador José Batista da Gama (PDT) se encarregou de rebater as declarações do atual presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim, contra a gestão do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (sem partido). Adversário do grupo político de Miguel, Odacy questionou a força politica do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do grupo, uma vez que o prefeito “precisa tomar dinheiro emprestado” para realizar obras de infraestrutura no município.
No seu conhecido estilo, Zé Batista mandou um recado a Odacy ao afirmar que essa força política está no mesmo lugar do qual ele saiu e foi indicado para ser candidato a vice-prefeito de FBC, que então tentava seu terceiro mandato em 2004.
O governista lembrou que o presidente do IPA recebeu apoio à época do próprio Zé Batista e de outros colegas como Maria Elena (PRTB), Osório Siqueira (que ainda não era vereador) e Ruy Wanderley (PSC). Este último, inclusive, havia sido indicado para a vice, mas declinou do convite e reforçou o nome de Odacy “para contemplar a comunidade evangélica”, frisou Zé Batista. “Aí Vossa Senhoria foi o vice de Fernando, galopou o tempo todo e depois traiu Fernando e todo o grupo político dele”, disparou.
A revelação bombástica do discurso de Zé Batista veio no momento em que ele disse que Miguel é atrevido, sim, mas por ser um prefeito “arrojado, corajoso e visionário”, ao contrário de Odacy, que está sendo indiciado na Polícia Federal (PF). “Você pegou recursos, na época, para fazer o saneamento da bacia do Dom Avelar, e no dia 31 de dezembro (de 2008) você desfilou dezenas e dezenas de cheques, que foram inclusive bloqueados pelo prefeito Julio Lossio. É mentira ou é verdade? E só para liberar a bacia do Dom Avelar, foi cerca de R$ 1 milhão. Por esta razão, você está na Polícia Federal (PF), indiciado para devolver R$ 4 milhões”, ressaltou.
Pesquisa
O governista encerrou o discurso chamando atenção para o fato de Odacy criticar FBC por colocar seus filhos no meio político, quando fez o mesmo com sua esposa, Dulcicleide Amorim. Também pediu para que ele vá cuidar do IPA, que está com a extensão rural “em frangalhos”. O vereador lamentou ainda a pactuação que Odacy fez com a Compesa, em 2007, e utilizou os recursos da pactuação para pavimentar 120 ruas, enquanto a Companhia é criticada até hoje pelos petrolinenses. O vereador lembrou ainda que o gestor do IPA fez campanha eleitoral antecipada no cargo e foi alvo do TCE-PE por conta “de notas frias e verbas indenizatórias“. Segundo Zé Batista, essa indisposição de Odacy contra o Governo Miguel Coelho estaria numa pesquisa de opinião encomendada pelo Campo das Princesas, mostrando o prefeito bem avaliado para a disputa majoritária de 2020, enquanto o presidente do IPA aparece atrás do ex-prefeito Julio Lossio. (Com informações do Blog do Carlos Britto)