Início Notícias Tracoma : Um mal que se não for tratado pode levar a...

Tracoma : Um mal que se não for tratado pode levar a cegueira

584
alt

alt

Os técnicos finalizaram os trabalhos apresentando um relato satisfatório ao secretário Airton Lage.

ACE / Divulgação

Esta semana Araripina recebeu oito técnicos do Ministério da Saúde que se juntaram aos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde – Departamento de Vigilância Sanitária nas pessoas das Dras. Vera Dias, Isa Ráfila e Elda Leão, com o mapeamento e acompanhamento dos Agentes Comunitários de Saúde, para investigar em diversas localidades a incidência de tracoma.

Esta doença tratável de forma simples se negligenciada pode levar a cegueira, motivo pelo qual o prefeito foi taxativo: caso exista algum caso já determinei para que a secretaria de saúde tome todas as providências.

Os técnicos finalizaram os trabalhos apresentando um relato satisfatório ao secretário Airton Lage, que se comprometeu em novas análises a cada seis meses.

Um trabalho de prevenção que pode erradicar de vez esta doença que costuma atacar principalmente as crianças.

O QUE É TRACOMA?

Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos, crônica e recidivante, que afeta a córnea e a conjuntiva, provocada pela bactéria Chlamydia trachomatis, sorotipos A, B, Ba e C. Esse micro-organismo é responsável também por outros quadros infecciosos, como a conjuntivite de inclusão (sorotipos D e K) e algumas doenças sexualmente transmissíveis.

A transmissão pode ocorrer sempre que houver lesões ativas na conjuntiva pelo contato direto entre as pessoas, ou por contato indireto com mãos ou objetos contaminados (toalhas, lenços, produtos de maquiagem, etc.). Alguns gêneros de moscas, especialmente as domésticas e as conhecidas como lambe-olhos, podem transmitir a bactéria para uma pessoa sem a enfermidade, mecanicamente, se pousarem sobre olhos infectados de um doente.

Crianças, mesmo as assintomáticas, e os portadores de infecção ativa representam o principal reservatório dessa bactéria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here