Início Notícias Venezuela: eleitores vão às urnas neste domingo e oposição tem possibilidade de...

Venezuela: eleitores vão às urnas neste domingo e oposição tem possibilidade de derrotar Maduro

168
Foto: EFE/MIGUEL GUTIERREZ

Eleitores venezuelanos decidirão, neste domingo (28), se reelegem o presidente Nicolás Maduro, cujos 11 anos de mandato foram assolados por uma crise econômica, ou se vão permitir a ascensão da oposição ao poder apesar das confusões eleitorais no processo que antecedeu a votação. Partidos de oposição historicamente fragmentados se uniram em torno de um único candidato, dando ao Partido Socialista Unido da Venezuela seu mais sério desafio eleitoral em uma eleição presidencial em décadas. Maduro está sendo desafiado pelo ex-diplomata Edmundo González Urrutia, que representa a oposição ressurgente, e outros oito candidatos. Os apoiadores de Maduro e Gonzalez marcaram o fim da temporada oficial de campanha na quinta-feira (25) com grandes manifestações na capital, Caracas.

Maduro e seus aliados tradicionalmente se defenderam dos desafios impedindo os rivais de participar das eleições e os retratando como elitistas desatualizados em conluio com potências estrangeiras. Mas desta vez, o partido no poder está permitindo que a Plataforma Unitária, a coalizão dos principais partidos da oposição, participe da eleição.

Um acordo que permitiu que a coalizão da oposição participasse da eleição rendeu a Maduro algum alívio das sanções econômicas paralisantes impostas pelos Estados Unidos. Mas esse alívio durou pouco. O governo do presidente Joe Biden restabeleceu as sanções, citando a crescente repressão governamental a adversários, incluindo o bloqueio da candidatura da potência da oposição María Corina Machado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here