Os médicos Breno Lyra e Valmir Lacerda Filho, estiveram nessa quarta (14), falando sobre o assunto no programa Araripina Urgente da Rádio Arari FM; assista
O Hospital e Maternidade Santa Maria, de Araripina, no Sertão de Pernambuco, vem se consolidando como uma das grandes unidades médicas do interior do Estado. Recentemente, foram realizados no “Santinha”, pelo menos três procedimentos cirúrgicos inéditos. Nessa quinta-feira (14), os médicos Valmir Lacerda Filho (ortopedista) e Breno Lyra (cirurgião vascular), estiveram no programa Araripina Urgente da Rádio Arari FM, 90,3, falando sobre o assunto.
Dr. Valmir Lacerda Filho realizou em parceria com Dr. Adelmo Lage, a primeira cirurgia ortopédica de fratura de colo de fêmur, um procedimento que nunca havia sido realizado em Araripina. “Eu queria aqui agradecer principalmente a Justiça do Trabalho, através da juíza Dra. Carla Janaina Lacerda e a procuradora Dra. Ana Carolina, que fizeram a doação do intensificador de Imagem que vai beneficiar muita gente da região e por muito tempo, porque se trata de um aparelho de ponta”, explicou o ortopedista. Ouça abaixo a entrevista:
Já o cirurgião vascular, Breno Lyra, realizou com sua equipe, a primeira cirurgia de arteriografia dos membros inferiores de uma paciente em Araripina. ‘Esse procedimento consiste na inserção de um cateter na região da virilha com anestesia local, com a utilização de contraste é possível a visualização das artérias dos membros inferiores após emissão de raio-x e transferência de imagens para o monitor. É realizado para verificar a existência de doenças vasculares nas pernas”, disse o especialista. Assista a entrevista na íntegra: