Início Notícias Vacinação contra febre aftosa em Pernambuco termina nesta quinta (30)

Vacinação contra febre aftosa em Pernambuco termina nesta quinta (30)

739

Cerca de 4.500 animais com até dois anos de idade devem ser imunizados em Araripina

Por Roberto Gonçalves / Foto: reprodução

A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa termina nesta quinta-feira (30) em Pernambuco. Todos os bovinos e bubalinos com até dois anos de idade devem ser imunizados. Cerca 520.000 animais devem receber a vacina em todo o Estado. Em Araripina, cerca de 4.500 animais com até dois anos de idade devem ser imunizados.

De acordo com o gerente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) em Araripina, José Ribamar, as vacinas só podem ser comercializadas até esta quinta-feira (30). “Os criadores têm até amanhã para comprar porque a partir do dia 1º de dezembro só será permitida a venda com autorização da Adagro”, disse Ribamar.

Os produtores têm até 15 dias após a compra da vacina para realizarem a declaração. Nessa hora, o produtor irá realizar a atualização cadastral de todo o rebanho, inclusive com o detalhamento por sexo e idade. No Estado mais de 37 mil produtores ainda estão inadimplentes com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco.

Os índices de declaração de vacina ainda estão baixos: apenas 45% do rebanho já foi declarado nos escritórios da Adagro. Para manter o Estatus Sanitário de Pernambuco como Área Livre de Febre Aftosa com vacinação, é necessário que todos os municípios mantenham a cobertura vacinal mínima de 90% de rebanho e de propriedade.

Quem não imunizar seu rebanho até o dia 30 pagará multa de no mínimo R$ 60,00, ficará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), terá a propriedade interditada e fica impedido de participar das linhas de crédito do governo, como por exemplo empréstimos no banco do Nordeste, pois para receber esses incentivos é necessário que o criador apresente uma declaração da Adagro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here