Enquanto o número de atendimentos do SAMU para vítimas das motocicletas vem tendo um aumento assustador e a perda de passageiros do transporte público fica cada vez mais evidente, os aplicativos de transporte de passageiros com motocicletas, como Uber e 99 Moto, tiveram um crescimento vertiginoso no País e, especialmente, em Pernambuco. Na verdade, em dois anos de operação no Estado, o serviço cresceu 50% e se espalhou por 175 municípios dos 184 existentes.
Pelo menos é o que garante a plataforma 99 em relação à categoria 99 Moto. Desde seu lançamento no Recife, ainda em janeiro de 2022 – poucos meses depois da chegada do Uber Moto, ainda no fim de 2023 – a categoria teve uma ágil expansão por Pernambuco. A 99 diz que, apenas no último ano, o número de corridas diárias na capital pernambucana duplicou – sem revelar a quantidade de viagens, é claro.
Na leitura da plataforma, o crescimento é reflexo da agilidade e eficácia da 99 Moto, e do fato de o serviço responder às expectativas dos passageiros que “buscam eficiência e economia”. A 99 chega a citar a “capacidade de oferecer deslocamentos eficientes e seguros”, mas não relaciona, por exemplo, quais os critérios exigidos sobre idade e condições das motocicletas aceitas no cadastro, a habilidade dos motoqueiros na condução das motos e o uso de equipamentos de segurança pelos pilotos e passageiros.
Os dados divulgados pela plataforma mostram que o serviço é opção predominante para os passageiros que percorrem curtas distâncias – em média 7 km (distância considerada pequena em relação aos deslocamentos do transporte público no Grande Recife, por exemplo) – e tem uma duração de quase 15 minutos.
O horário de pico para corridas de moto no Recife é nas segundas-feiras, das 7h às 8h, o que, na análise da própria plataforma, mostra a conveniência e celeridade do serviço. Principalmente para o trajeto ao trabalho. Esse dado, inclusive, revela mais quando analisado sob a ótica do transporte público: que toda política pública para o transporte coletivo precisa ser focada nos horários de pico, de fato. Não adianta dar benefícios para o chamado horário de vale porque, predominantemente, o passageiro não está nele.
MULHERES SÃO A MAIORIA DOS PASSAGEIROS DAS MOTOS
Outro dado apresentado pela 99 que apenas confirma o que já vemos nas ruas é que as mulheres são a maioria dos usuários do transporte com motocicletas. A adesão delas é expressiva: 56% das usuárias do 99 Moto em Pernambuco são mulheres. O que a plataforma diz ser “reflexo da alta confiança e preferência que elas possuem para a categoria”.
E o serviço de Uber e 99 Moto não cresce apenas em demanda, mas também em adesão de motociclistas, principalmente no ano passado. Segundo a 99, desde 2023, foi registrado um aumento expressivo no número de parceiros cadastrados na plataforma – sem revelar, como já é costume entre as bigtechs, a quantidade absoluta de parceiros, assim como de passageiros e viagens.
PLATAFORMA DIZ QUE CORRIDAS SÃO SEGURAS
A 99 garante que a segurança é um grande diferencial do 99 Moto e diz que praticamente 100% das corridas são finalizadas em segurança. E mais: que as corridas pela plataforma são 14 vezes mais seguras do que as viagens de moto realizadas sem app. “Isso é constatado por um estudo mostrando que o DPVAT paga 57,7 indenizações por milhão de viagens em motos em geral, enquanto o aplicativo recebe uma média de 4,1 pedidos para a modalidade”, alega. (JC Online)