A publicação no Diário Oficial também traz o nome do novo Diretor Presidente, o advogado André Luz Negromonte
JC Online / Foto: Divulgação/Instagram
Menos de dois meses de assumir a presidência do Instituto e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), Túlio Gadêlha (PDT) foi exonerado do cargo. A portaria foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (19). A publicação também traz o nome do novo Diretor Presidente, o advogado André Luz Negromonte, chefe do setor de FGTS do Ministério do Trabalho, que também é filiado ao PDT.
Segundo o secretário de Agricultura, Wellington Batista, a exoneração de Túlio foi um decisão do seu partido, o PDT, junto ao governador Paulo Câmara (PSB), que teria sido um “ajuste natural”. Aliado do ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), Wellington assumiu a Secretaria de Agricultura em setembro de 2017 dentro de uma articulação do Palácio para abrigar o PDT no Governo do Estado, que trouxe o partido para a Frente Popular.
“Quero agradecer o trabalho de Túlio e dar as boas vindas a Negromonte. Vamos continuar o nosso trabalho e avançar nas questões agrárias tão fundamentais para o povo de Pernambuco”, afirmou o secretário, por meio de nota divulgada pela Secretaria de Agricultura.
Túlio Gadêlha tomou posse no dia 1 de novembro de 2017. Filiado ao PDT, e presidente do Juventude Socialista do PDT (JSPDT) ele disputou o cargo para deputado federal em 2014, porém obteve apenas 3.495 votos.
Instituto
O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (ITERPE) é uma autarquia estadual vinculada à secretaria de agricultura e reforma agrária. O Instituto possui sede no Recife e está dividido em 06 unidades regionais espalhadas pelo Estado de Pernambuco, atualmente é responsável por 392 áreas entre assentamentos e unidades produtivas.
Perfil
Gadêlha é bacharel em direito com foco em direito trabalhista foi diretor da União dos Estudantes de Pernambuco, coordenador estadual da Universidade Leonel Brizola e secretário-geral de partido político em Pernambuco. Atualmente é suplente de deputado federal, cuja coligação foi “Com a Força do Povo”.
Túlio e a apresentadora Fátima Bernardes assumiram publicamente seu relacionamento ao trocarem mensagens de amor nas redes sociais, no último mês de novembro.