Padre Izidoro, pároco de Araripina e Frei Claudio, irmão de Frei Sales, estiveram nesta quinta-feira (12), concedendo entrevista sobre o assunto na rádio Arari FM.
Por Roberto Gonçalves / Fotos: Blog do Roberto Araripina
A população de Araripina se prepara para receber o frade carmelita Frei Francisco de Sales Alencar Batista, filho da cidade, que foi eleito novo bispo de Cajazeiras (PB). A ordenação episcopal de Frei Sales acontece em sua terra natal para que parentes e amigos possam acompanhar de perto a cerimônia, que vai acontecer em 14 de agosto, às 17h, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
O Pároco de Araripina, Padre Izidoro, diz que já está tudo pronto para receber o ilustre filho da cidade.
“Está tudo pronto, primeiro porque a população de Araripina tem um coração bom, grande, generoso e acima de tudo com muita coragem e disposição para trabalhar. Desde o momento que saiu a nomeação de Frei Sales como bispo de Cajazeiras, e logo que ele entrou em contato com o nosso bispo de Salgueiro, Dom Magnus Henrique, expressando o desejo de ser ordenado em Araripina, já começamos então a organização dos grupos de trabalho para esse momento”, disse Padre Izidoro.
Frei Claudio que também é araripinense e irmão de Frei Sales, falou sobre frase “Sicut Qui Ministrat”, que em português significa “Como aquele que serve”,que é o lema assumido pelo novo bispo de Cajazeiras-PB.
“Olhando pra essa frase que vem da boca de Jesus ‘eu estou no meio de vocês como aquele que serve’, o Frei Sales compreende que a sua missão em meio ao povo de Deus da diocese de Cajazeiras, é a missão de ser aquele pastor que serve. Outros trechos nos vão falar sobre o serviço, Jesus disse: ‘Olha, eu não vim para ser servido, mas para servir”, explicou Frei Claudio.
A ordenação será presidida pelo arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, e concelebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e pelo bispo emérito de Cajazeiras, Dom José González Alonso.
Frei Francisco de Sales foi eleito bispo em 8 de junho de 2016, pelo Papa Francisco, enquanto exercia a função de secretário-geral da Ordem dos Frades Carmelitas, em Roma. Aos 48 anos de idade, será o oitavo bispo da diocese de Cajazeiras, depois que Dom José González Alonso pediu sua renúncia conforme normas do Código de Direito Canônico, pois havia completado 75 anos.
A missa de início do Ministério Pastoral de Dom Frei Francisco de Sales será celebrada na cidade de Cajazeiras (PB), no dia 4 de setembro, às 17h, na Catedral de Nossa Senhora da Piedade.