As obras foram iniciadas no primeiro governo do presidente Lula e deveriam ter sido concluídas em 2010. Se ficar pronta, vai interligar todo o Nordeste por linha férrea.
Da assessoria / Foto: reprodução
O deputado Gonzaga Patriota (PSB) cobrou do governo Michel Temer nesta quarta-feira (9) a retomada imediata das obras da Ferrovia Transnordestina, que se encontram paralisadas há cerca de seis anos.
“Precisamos retomar essas obras o mais rápido possível, pois em Missão Velha (CE) os trilhos estão empilhados e enferrujando devido à ação do tempo. Já em Sagueiro, onde seria instalada a maior fábrica de dormentes da América Latina, as máquinas estão paradas”, disse o deputado pernambucano.
Segundo ele, essa obra PE estratégica para Pernambuco pois ligará Salgueiro ao Porto de Suape. Além disso, está prevista a construção do “ramal do gesso” ligando Araripina a Salgueiro, o que baratearia o frete para exportar o produto para a capital pernambucana e outros mercados fora do Estado.
A construção desta Ferrovia foi solicitada ao presidente Lula pelo então governador de Pernambuco Miguel Arraes de Alencar.