O Getrin6 desenvolve em Pernambuco as ações do Programa Trabalho Seguro.
TRT – Divulgação
O Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) reuniu-se, na manhã desta sexta-feira (15), no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) para discutir a programação de um seminário a ser realizado na cidade de Araripina, entre os dias 8 e 10 de junho.
O evento em Araripina pretende debater a segurança e saúde do trabalhador do polo gesseiro – principal atividade econômica da região. Norma Regulamentadora NR12, ações de fiscalização do Ministério Público do Trabalho (MPT) na região, exposição à ruído e à poeira, epidemiologia e saúde, impactos na calcinação do gesso, e produção do gesso e impactos ambientais serão alguns dos temas abordados no seminário.
Em 2015, o Getrin ainda pretende realizar uma panfletagem também em junho, um seminário na cidade de Caruaru em agosto, o passeio ciclístico em outubro e o II Congresso Pernambuco do Trabalho Seguro em novembro.
Integrado pelo TRT-PE, Ministério Público do Trabalho (MPT6), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Prefeitura Municipal de Olinda, o Getrin6 desenvolve em Pernambuco as ações do Programa Trabalho Seguro.
O Programa é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), e tem como gestores regionais o desembargador Fábio Farias e a juíza Ana Freitas.