Início Notícias TRE determina que propaganda eleitoral siga calendário após negativa de Marília sobre...

TRE determina que propaganda eleitoral siga calendário após negativa de Marília sobre pedido de Raquel

452
Foto: reprodução

Diante da negativa da campanha de Marília Arraes (Solidariedade) sobre a petição protocolada pela equipe de Raquel Lyra (PSDB), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou o início do guia eleitoral nesta sexta-feira, sete de outubro. A decisão pelo indeferimento do pedido foi da desembargadora eleitoral auxiliar Virgínia Gondim.

A coligação Pernambuco quer Mudar, que representa a candidatura de Raquel Lyra ao Governo de Pernambuco, pediu o adiamento do início da veiculação da propaganda eleitoral gratuita de rádio e televisão. O pedido ocorre por causa do luto da candidata, que perdeu o marido no último domingo, dois de outubro.

Na decisão (363 KB), lê-se: “considerando que 07 de outubro de 2022 é a data estipulada pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (…) para o reinício da propaganda eleitoral gratuita no 2º turno das eleições e uma vez que não há previsão normativa para sua modificação e nem consenso entre as partes para que haja o adiamento do seu início para o dia 10/10/2022, então, impõe-se o indeferimento do pleito”.

Intimado a posicionar-se sobre o assunto, o Ministério Público Eleitoral emitiu parecer favorável ao pedido de Raquel, desde que a campanha de Marília Arraes aceitasse, o que não ocorreu. A candidata do Solidariedade, apesar de já ter permissão legal, afirma não fazer campanha na rua em respeito ao luto da adversária. A recusa repercutiu nas redes e vem sendo usada pela campanha tucana.

“Marília Arraes se solidariza, mais uma vez, com a candidata Raquel Lyra, e compreende seu momento pessoal de dor. No entanto, acredita na importância de dar prosseguimento ao diálogo com a população de Pernambuco e no apoio à candidatura presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva, que também estará retomando, nesta sexta-feira, a sua caminhada no segundo turno das eleições”, diz a coligação, em nota publicada nessa quarta.

Procurada, a equipe de Raquel Lyra ainda não se pronunciou sobre a decisão.

Datas e horários da propaganda eleitoral gratuita na TV e no Rádio

No Rádio, a propaganda será exibida das 7h10 às 7h20 e das 12:10 às 12:20. Já na TV, o horário eleitoral será de 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50. Enquanto isso, a propaganda para presidente será veiculada na televisão de segunda à sábado das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. No rádio, vai ao ar de 7h às 7h10 e de 12h10.

De segunda a domingo, 25 minutos para cada cargo em disputa para veiculação das inserções de 30 e 60 segundos ao longo da programação. (JC Online)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here