No dia da Família e da Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira de Araripina, o empresário e político, Tião do Gesso, seguiu a tradição, e esteve celebrando as famílias que ajudaram a construir a Igreja Matriz da cidade. Tião relembrou das suas raízes, daqueles que ajudaram a construir um dos principais templos religiosos do Sertão pernambucano, como por exemplo, o seu bisavô, Inácio José Modesto e sua estimada esposa, Delfina Maria Rodrigues. Leia na íntegra:
“Hoje é o dia da nossa padroeira Nossa Senhora da Conceição e também o dia da Família.
Estivemos na Igreja seguindo a tradição, e estamos aqui para celebrar as famílias deste lugar abençoado chamado Araripina.
As famílias que colocaram pedra sobre pedra naquele Monumento que é a nossa Igreja Matriz; que ajudaram a construir cada rua e cada meio fio. Todas as famílias; da Silva a Souza; da Batista a Jacó; da Coelho a Jaques.
E como todos tem suas origens, gostaria de puxar pelas minhas raízes:
Meu Bisavô Cyridião Lacerda e sua estimada Isabel Bandeira Paixão; meu outro bisavô Inácio José Modesto e sua estimada Delfina Maria Rodrigues.
Portanto, com sangue araripinense e piauiense de quem nasceu na Serra do Simões, naqueles tempos de inverno e frio, e de secas também, quero render minhas homenagens a todas as famílias que fizeram a fazem Araripina, em nome das que carrego no sangue:
Lacerda, Modesto, Carvalho, Bandeira, Souza, Coellho, Jaques, Rodrigues, Oliveira e tantas outras que não aparecem nos registros mas compõem nosso sangue e tecido social.
Eu que tenho lá nas origens Antônio Lacerda Paixão, Josephina Lacerda Bandeira; Victor José Modesto e Delfina Maria da Conceição; Humbelino Gomes de Souza e Petronila Maria de Santana, em nome dessas pioneiros que fundaram Araripina, homenageio todas as famílias que aqui chegaram, produziram e fizeram a Capital do Gessso como ela hoje é.”