A Igreja católica celebrou nessa segunda-feira (20) a festa de São Sebastião. Em Terra Nova, foi feriado municipal, pois, o santo é o padroeiro do lugar. No dia da festa do mártir, a Caravana da Asa Branca FM de Salgueiro visitou a cidade.
A empreitada da 91,5 começou cedo. Logo às 7h, o radialista, Thiago Lima apresentou o “Café com Notícia” da Igreja Matriz de São Sebastião, o templo religioso, também foi espaço para mais três programas da emissora.
No programa Manhã da Gente, também ancorado pelo mesmo profissional, foi reservado um horário para receber convidados. O primeiro deles, o Padre José Ricardino. Ele falou da importância da festa do padroeiro e a participação das comunidades, além disso, enalteceu que dentro da festividade a paróquia comemora seu jubileu pelos 10 anos de criação. O administrador paroquial, também falou que a paróquia vive dois tempos festivos de expressão, o novenário do padroeiro em janeiro e em setembro a Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, também tradicional e de muita devoção. Falando em devoção, é tipo de cidades interioranas, a fé estampada no rosto de cada habitante. Terra Nova não é diferente, uma das moradas, Dona Maria Cecília, de 86 anos, conversou sobre o orgulho de ser terra-novense, contou sobre como surgiu o lugar e principalmente sobre a novena de São Sebastião, que antes era rezada na casa dos fiéis.
Como em toda Caravana da Asa Branca FM, a equipe busca ouvir as autoridades do lugar. Em Terra Nova, quem falou em nome do governo municipal foi o Secretário de governo e ex-prefeito, Laerte Freire. Dentre os assuntos que ele levantou na entrevista com Thiago Lima estão: As dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, as obras feitas com recursos próprios e o potencial da cidade. Falando nisso, Laerte disse que o município tem como carro-chefe a agricultura. Terra Nova é conhecida pelas plantações de cebola, que segundo o secretário diminuíram a produção devido à escassez dos últimos anos. Mesmo assim, os agricultores apostam em outras culturas como por exemplo o plantio de maracujá. Essa potencialidade agrícola está ameaçada, isso por que, recentemente o governo de Pernambuco emitiu uma recomendação para que a barragem Nilo Coelho, principal manancial da cidade, fosse esvaziada, devido ao risco de rompimento. Para Laerte Freire, esse esvaziamento vai tirar o pão de cada de dia de muitos pais de família. Ele questionou por que o governo do estado não fez reparos na barragem durante o período que ela secou, e que nesse tempo foram solicitadas melhorias, mas não foram atendidas. O secretário afirmou que a população está apreensiva e que resisti a essa decisão do executivo estadual. Enquanto ao ano eleitoral, Laerte, confirmou que a Prefeita Aline Freire é candidata à reeleição e já está decidido pelo grupo.
Quem conhece um lugar como Terra Nova se encanta pelo seu povo, mas também por seus talentos. A cidade sertaneja é o berço de cantores como Gley Gomes e Ranieri. O primeiro, além de cantar também compõe, já o segundo é umas referências no meio das músicas de vaquejada. A apresentadora e Missionária da Comunidade Boa Nova, Joanny Deise, recebeu no Estação Asa Branca esses dois artistas. Gley falou do orgulho de ter nascido e começado sua carreira em Terra Nova, além de citar um dos seus projetos que é a “mesa da saudade”, segundo ele, nesse formato o público volta aos anos 70 e 80 com grandes sucessos da música brasileira. Ranieri, também tem um projeto que é a “mesa do vaqueiro”, nos seus shows, ele desce do palco e fica à mesa com o público ao redor cantando modas de vaquejada. Ranieri é conhecido em todo norte e nordeste e já chegou a participar de programas de TV, a exemplo do programa do Raul Gil no SBT.
Toda cidade do interior orgulha-se por seus filhos ilustres, quando essa localidade é no interior, um dos principais orgulhos é ter um padre daquele lugar. Terra Nova ainda não tem, mas terá. Isso por que, a capital da cebola, como é conhecida, tem um dos filhos, no Seminário Interdiocesano Nossa Senhora das Dores em Caruaru, Túlio Emanuel Araújo. Apesar de estar no agreste do estado, ele é seminarista da Diocese de Salgueiro e cursa o último ano de filosofia, além disso, terá mais o curso de Teologia, que são 4 anos. O radialista, Rickson Bruno, conversou com Túlio no programa Alegria no AR, buscou conhecer sobre sua caminhada vocacional e sobre as obras das vocações sacerdotais da Diocese de Salgueiro.
A Caravana da Asa Branca FM encerrou com a transmissão da Santa Missa no encerramento da Festa de São Sebastião. A próxima parada da Asa Branca FM será na cidade de Granito dia 31 de janeiro no novenário de Nossa Senhora do Bom Conselho.