Na segunda-feira (15), a Vereadora Kalígia Mateus (PSL), comentou durante sua entrevista ao Programa Araripina Urgente, da Rádio Arari FM, sobre uma emenda no valor de R$ 8 milhões, destinada pelo deputado Federal Fernando Filho e seu pai, o Senador Fernando Bezerra, para pavimentação asfáltica em 2020, da estrada que liga a BR-316 ao distrito de Lagoa do Barro. A obra seria comandada pela Codevasf, mas segundo a vereadora, foi impedida pelo DER e Secretaria de Infraestrutura.
“Todo mundo sabe sobre essa estrada de Lagoa do Barro. Conseguimos emenda do deputado Fernando Filho para que houvesse essa obra, e que a Codevasf foi impedida por alguma situação. Entrei com esse requerimento para que o prefeito solicite junto à Codevasf e ao deputado Fernando Filho, para que direcione esse dinheiro para asfaltar as 12 ruas de Lagoa do Barro e algumas ruas do bairro Alto da Boa Vista, na sede”, sugeriu a vereadora.
Na manhã desta sexta-feira (19), o âncora do jornal, Roberto Gonçalves, questionou ao vice-prefeito de Araripina, Evilásio Mateus, se há condições de destinar o dinheiro para este tipo de projeto citado pela vereadora. De acordo com Evilásio, logo que a emenda parlamentar foi anunciada, o governo municipal solicitou um projeto ao governo do estado, que segundo ele, negou-se a contribuir, mesmo que todo o processo legal já tivesse sido concluído e aprovado pela Codevasf e pela Controladoria Geral da União.
“Foi publicado no diário oficial da União, teve a licitação, e no dia em que a Codevasf deu a ordem para que a empresa ganhadora iniciasse a obra, a gente foi surpreendido pelos articuladores do governo do estado em Araripina, que demandaram uma pressão grande pelo DER e a Secretária de Infraestrutura do Estado, que enviou um documento proibindo a Codevasf de iniciar a obra”, confirmou o vice-prefeito.
Mateus disse também, que o superintendente da Codevasf em Petrolina, Aurivalter Cordeiro, foi notificado pela Controladoria do Estado, de que seria submetido a uma ação judicial se prosseguisse com a ação. “A gente torce que o governo do estado cumpra sua promessa, porque além de não ter feito até agora, ele atrapalhou a Codevasf. A gente chegou a pedir a ele, que cuidasse com esse dinheiro, da estrada Araripina a Salitre no CE, já que era igualmente uma promessa antiga dele, mas não quiseram direcionar o recurso”, completou.
Na época, em outubro de 2020, todos os trâmites jurídicos foram concluídos, mas o governador Paulo Câmara não aceitou, de acordo com o vice-prefeito. “Seriam 7km da BR até o distrito de Lagoa do Barro. E tá havendo um trâmite para que a gente mantenha o dinheiro sob gerenciamento da Codevasf, na terceira superintendência, segundo um pleito dos vereadores para que esse dinheiro seja investido em Lagoa do Barro e em todo o município de Araripina, a gente já fez um levantamento para deixar 100% das ruas de Lagoa do Barro asfaltadas”, confirmou Evilásio.
Na mesma entrevista o vice-prefeito Evilásio Mateus também teceu comentários sobre o programa de vacinação em Araripina e no estado. Ouça a entrevista na íntegra: