Coluna da Folha – Carlos Britto
Os diretórios nacionais do DEM e do PSL decidiram, nesta quarta-feira (6), aprovar a fusão entre as duas legendas. A nova formação vai usar o número 44 e nasce com a maior bancada da Câmara, cotendo 82 deputados, além de quatro governadores, oito senadores e o maior fundo eleitoral partidário.
O presidente nacional será o atual o presidente do PSL, deputado Luciano Bivar (PE), e a secretaria-geral terá ACM Neto, do DEM. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai validar ainda a fusão.
Quem lucra diretamente com o novo partido é o pré-candidato a governador, prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, do Sertão do São Francisco. Se ele precisava de um partido enorme para chamar de seu, agora já tem. Seus irmãos, o deputado federal Fernando Filho e o deputado estadual Antonio Coelho já estão na legenda.
Miguel, que acabou de ganhar o seu segundo filho, nem vai poder ninar o bebê como gostaria. Já confirmou uma agenda pesada em diferentes regiões de Pernambuco para tornar o seu nome mais conhecido e atrair adesões.
A executiva estadual do partido não foi formada ainda, mas será muito provável que os Coelhos tenham um acento de destaque na busca do protagonismo estadual.