Início Notícias STF envia para Moro indícios de pagamento de propina durante governo FH

STF envia para Moro indícios de pagamento de propina durante governo FH

552
alt

altSolicitação tem por base delação de Delcídio do Amaral; petistas negam as acusações.

Agência O Globo

BRASÍLIA – O ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), enviou para o juiz federal Sérgio Moro, da primeira instância em Curitiba, a parte da delação feita pelo senador Delcídio Amaral (sem partido-MS) referente ao pagamento de propina a políticos do PFL (atual DEM) da Bahia para garantir que a Petrobras comprasse uma máquina da empresa Alstom. A suposta irregularidade teria ocorrido entre 1999 e 2001, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Segundo Delcídio, a Petrobras adquiriu uma máquina do modelo GT24, da Alstom, para atender às necessidades da Refinaria Landulfo Alves, na Bahia. Segundo a Procuradoria Geral da República, a“dita máquina apresentou defeitos em outros países que a haviam adquirido”. Ainda assim, Carlos Laranjeira, ex-diretor OAS, teria dito a Delcídio que a empresa estava interessada na compra do equipamento por parte da Petrobras. Por isso, a OAS teria ajudado na articulação do negócio.

Laranjeira teria dito a Delcídio que estavam separados entre US$ 9 milhões e US$ 10 milhões de dólares para o pagamento de propina a políticos ligados ao PFL baiano para garantir a compra da máquina. A PGR ressaltou que “faz-se necessário averiguar até que ponto as declarações do colaborador encontram eco nas evidências angariadas no caso Lava-Jato”. A procuradoria pediu que os indícios fossem enviados à primeira instância, porque não há citação a ninguém com direito a foro especial nessa parte da delação. Teori concordou.

Na época da compra, Delcídio era diretor de Gás e Energia da Petrobras, no governo Fernando Henrique. Ele contou que começou a ser implementando um programa para enfrentar o racionamento de energia elétrica na estatal. A compra da máquina estava incluída nesse programa. Na delação, o senador disse que pessoas da Petrobras também teriam recebido propina, mas não citou nomes.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here