Início Notícias Sorteio do novo gabinete de Socorro Pimentel e mais 48 deputados da...

Sorteio do novo gabinete de Socorro Pimentel e mais 48 deputados da Alepe é feito na surdina

564
alt

alt

Mesa Diretora entende que se trata de procedimento administrativo interno que interessa só aos deputados, mesmo eles sendo pagos pelo povo.

Por Ayrton Maciel / JC Online

Apesar de ser algo simples e uma forma de transparência para evitar insinuações de privilégio entre os deputados, e de não ser processo misterioso, confidencial ou sigiloso do Poder Público para vir ao conhecimento do público, a Assembleia Legislativa não autorizou o acesso da imprensa externa ao sorteio realizado, nesta terça-feira (30), dos novos gabinetes dos 49 deputados. Só foi permitida a presença dos deputados e de alguns assessores.

A Mesa Diretoria proibiu o acesso dos repórteres para o acompanhamento e registro do sorteio dos gabinetes onde os deputados vão se estabelecer. Sequer fotos foram permitidas, mesmo que por parte da própria assessoria da Casa. O presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa (PDT), e o primeiro-secretário da Casa, Diogo Moraes (PSB), comandaram, ao meio dia, o sorteio dos gabinetes dos deputados estaduais no novo prédio anexo para o qual se mudam neste mês de julho.

O sorteio foi após a última sessão do primeiro semestre deste ano. Em seguida, a Alepe ofereceu um almoço aos parlamentares antes de cada sair para o início do recesso de 30 dias, que oficialmente começa nesta quarta-feira, 1º de julho. 

Por nota explicativa encaminhada pela Comunicação, a Alepe alegou que o sorteio para definir a ocupação dos novos gabinetes do Anexo 2 “foi um procedimento administrativo interno da Casa”, no caso, do interesse apenas dos parlamentares. Na nota, é dito também que esse tipo de ato “não é objeto de cobertura jornalística da Comunicação (da Alepe)”. Sendo assim, não houve nem registro fotográfico do sorteio.

O novo prédio dos gabinetes foi inaugurado em dezembro passado ainda em obras. Na ocasião, Uchoa era candidato ao quinto mandato na presidência da Alepe, e acabou sendo reeleito em 1º de fevereiro deste ano, primeiro dia do ano legislativo. Os deputados mudam-se para os novos gabinetes no recesso parlamentar de julho, que começa nesta quarta-feira, dia 1º do mês. Falta, ainda, a conclusão  do prédio do novo plenário, o que continua sem data marcada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here