Início Notícias “Sob críticas, Aras se mobiliza para se desvencilhar de “culpa” por invasões...

“Sob críticas, Aras se mobiliza para se desvencilhar de “culpa” por invasões aos Três Poderes”

265
Foto: reprodução

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (11) que os deputados diplomados André Fernandes (PL-CE), Clarissa Tércio (PP-PE) e Silvia Waiãpi (PL-AP) sejam investigados por suposta incitação aos atos de vandalismo registrados em Brasília no último dia 8 de janeiro.

A PGR argumentou que os deputados teriam fomentado os atos por postagens feitas por eles em redes sociais antes e durante as invasões. Segundo a Procuradoria, os posts “podem configurar incitação pública à prática de crime (conduta prevista no art. 286 do Código Penal) e tentativa de abolir, mediante violência ou grave ameaça, o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos Poderes constitucionais (art. 359-L do Código Penal)”.

Os pedidos de abertura de inquérito são assinados por Carlos Frederico Santos, subprocurador-geral da República e coordenador do grupo responsável por investigar atos antidemocráticos.

“A estrutura normativa do crime de incitação ao crime de impedir ou restringir o livre exercício dos três Poderes da União, ao nível dos seus pressupostos típicos objetivos, está toda preenchida, sendo desnecessária a demonstração de nexo causal entre o conteúdo da postagem e a situação perigosa que efetivamente conduziu à lesão do bem jurídico tutelado”, afirmou o subprocurador-geral, em nota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here