“A prefeitura não promoveu respeitando o decreto estadual, mas muitas famílias fizeram festas particulares”, disse o coordenador do Comitê de Enfrentamento à Covid-19
Por Roberto Gonçalves / Foto: Blog do Roberto
O coordenador do Comitê de Enfrentamento e Convivência com a Covid-19 em Araripina, Sinval Ferreira, afirmou nesta sexta-feira na Rádio Arari FM, que uma das principais causas para o aumento de casos da doença no município, talvez tenham sido as festas particulares realizadas de forma ilegal durante o São João no mês de junho.
“Teve um fato que influenciou muito esses dados crescentes da Covid-19 nas últimas três semanas em Araripina, que foi o São João. A prefeitura não promoveu respeitando evidentemente o decreto estadual, mas muitas famílias realizaram festas particulares com aglomerações, principalmente na zona rural. As pessoas comendo, bebendo e se divertindo é normal que se descuidem das proteções como máscara e distanciamento”, explicou.
Com relação a abertura do comércio, Sinval Ferreira disse que os empresários de Araripina tem sido cooperativos com as orientações das autoridades. “Dentro dos estabelecimentos os comerciantes estão cooperando e atendendo aos protocolos. Agora as aglomerações fora do comércio estão deixando todos nós preocupados. Tem muita gente saindo de casa sem nenhuma necessidade, e muitas vezes acompanhadas de crianças”, frisou.
Fica o alerta para a população reforçar as medidas de atenção à saúde. De acordo com especialistas, a nova rota do vírus para o interior, trata-se da combinação de fatores que incluem: sazonalidade do vírus, comportamento da população e adoção de medidas da distanciamento ou flexibilização.