Início Notícias SINTAPE fará protesto contra decreto do governo Raquel

SINTAPE fará protesto contra decreto do governo Raquel

284
Antônio Angelim – presidente SINTAPE / Foto: reprodução

Na próxima segunda-feira, 09, a partir das 11h, o Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (SINTAPE) fará uma mobilização em frente a Secretaria de Desenvolvimento Agrário,  Agricultura, Pecuária e Pesca, que fica na sedo do IPA, no bairro de San Martin. O ato é em protesto contra o Decreto do 54.393 assinado esta semana pela governadora Raquel Lyra.

A diretoria do sindicato é contra o formato de revogação das cessões dos funcionários públicos definido no documento. E desde a publicação do Decreto, a entidade sindical tenta dialogar com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Aloisio Ferraz, para tratar do problema que envolve os servidores da PERPART, que tem mais de 400 trabalhadores cedidos ao Iterpe, IPA, Adragro, SDA que são órgãos da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Agrário. E ainda tem em torno de 500 trabalhadores à disposição de mais de 60 órgãos de outras Secretarias no Estado, em várias cidades pernambucanas.

Uma das preocupações do SINTAPE é quanto à obrigatoriedade destes trabalhadores se deslocarem até a sede da PERPART, no Recife, para se apresentarem num prazo tão curto determinado pelo Governo. A maioria recebe menos de dois salários mínimos e terão gastos com o deslocamento. Sem contar as horas que passarão viajando, já que muitos estão em unidades do Sertão. A diretoria do SINTAPE tenta convencer o Governo a atender esse público numa cidade próxima de seu local de trabalho, mas a nova gestão não está muito preocupada com a situação dos trabalhadores.

“A maneira que o governo revogou as cessões dos servidores e empregados que estão à disposição dos outros órgãos foi injusta. Adiantamos que nós da diretoria não somos contra as exoneração dos cargos de confiança e função gratificada, mas da forma como o Governo está conduzindo a devolução dos funcionários aos órgãos de origem, pois muitos destes trabalhadores estão à disposição de outros órgãos e sem função gratificada”, comenta o presidente do sindicato, Antônio Angelim.

Diante desta situação, o SINTAPE reunirá os funcionários que estão vindo do interior na mobilização contra o poder executivo estadual, na próxima segunda. “Iremos oferecer um café da manhã no sindicato, acompanhá-los na apresentação na sede da PERPART e depois seguiremos para o ato na Secretaria de Desenvolvimento Agrário e tentar uma reunião com o secretário para discutir a situação dos trabalhadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here