Coluna da Folha / Carlos Britto
O projeto de duplicação da BR-407, conhecida como Avenida Honorato Viana, em Petrolina, deu seu último passo antes de sair do papel. O prefeito Simão Durando comemorou nesta quarta-feira (3), em Brasília (DF), ao lado do deputado federal Fernando Filho e do ministro dos Transportes Renan Filho, a assinatura da ordem de serviço para iniciar àquela que já está sendo considerada a maior obra viária da história do município.
A duplicação da rodovia é menina dos olhos do grupo político de Simão, o qual considera “vital” no caminho da reeleição do atual prefeito.
Serão 11,3 km de pistas duplicadas, indo da descida da ponte até 2 km após o Monumento do Burrinho, no Perímetro Maria Tereza (KM 25). Serão construídos também um viaduto na rotatória entre a Honorato Viana e a Avenida Sete de Setembro.
Estimada em mais de R$ 100 milhões, a duplicação da 407 foi fruto de esforços diretos do então senador Fernando Bezerra Coelho e do deputado Fernando Filho, ainda no Governo Bolsonaro. Sem FBC no cenário político, a partir deste ano, coube a Fernando Filho continuar as articulações junto ao atual Governo Lula.
O ministro pretende marcar uma agenda do presidente Lula ao Vale do São Francisco para uma visita a Petrolina e Juazeiro (BA), uma vez que na cidade baiana o governo federal se comprometeu em concluir a duplicação da ponte Presidente Dutra, que liga as duas cidades. Na primeira gestão de Lula, a ponte do lado de Petrolina foi duplicada. No entanto, irregularidades no projeto referentes ao lado de Juazeiro, além de divergências de lideranças políticas da cidade, emperraram a conclusão na parte baiana.