Serviços profissionais, administrativos e complementares foi setor com destaque no aumento
Na comparação com o mês de abril, o volume de serviços em Pernambuco apresentou diminuição de 0,3% em maio. Quando avaliado o acumulado dos 5 primeiros meses do ano, o estado apresenta um crescimento de 3,5% no setor. Já em relação a maio de 2023, o volume de serviços em Pernambuco aumentou 1,5% nas séries com ajuste sazonal e sem ajuste sazonal. Os levantamentos são da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE.
As áreas de destaque, que apresentaram os aumentos mais relevantes no volume de serviços, foram Serviços de informação e comunicação (10,8%), Serviços prestados às famílias (9,5%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%). Apresentaram queda os Outros serviços (-12,5%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-2,5%).
Quando avaliado o índice de atividades turísticas no Brasil, em maio deste ano, foi identificado uma variação negativa de 0,2%, em relação ao mês anterior. Pernambuco foi um dos estados que mais contribuíram positivamente para o índice, com 1,2% – ficando atrás apenas de Espírito Santo (3,2%), Rio de Janeiro (2,5%) e Bahia (1,9%).
Em maio de 2024, o índice de atividades turísticas em Pernambuco apontou expansão de 1,2% frente ao mês imediatamente anterior. Ao longo do ano, o estado apresenta crescimento nas atividades turísticas de 5,4%.