Início Notícias SES-PE incentiva estratégia de vacinação escolar para atualização de caderneta

SES-PE incentiva estratégia de vacinação escolar para atualização de caderneta

22
Foto: divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e a Secretaria Estadual de Educação (SEE-PE) deram início, nesta quinta-feira (27/03), à estratégia de vacinação nas escolas estaduais e municipais, que tem como objetivo atualizar a caderneta dos jovens pernambucanos. A iniciativa, realizada na última semana letiva de cada mês, começa historicamente em março, promovendo prevenção para crianças e adolescentes em todas as regionais do estado.

Em 2023, foram aplicadas 70.908 doses, em 2 mil escolas de todos os municípios do Estado, 23 mil doses para o combate ao Papilomavírus Humano (HPV). No ano seguinte, os estudantes receberam 67 mil doses, em 1,9 mil unidades de ensino, sendo 16 mil contra o HPV. A estratégia de vacinação nas escolas disponibiliza os imunizantes: Influenza, Covid-19 e outros imunobiológicos do calendário básico de rotina, mas, para o momento, tem-se enfatizado o aumento das coberturas de HPV na população elegível, de 9 a 14 anos.

“A última semana letiva dos colégios estaduais e municipais, aqui em Pernambuco, transformou-se em um momento que nos remete à saúde dos nossos estudantes. Além disso, a vacinação escolar contribui para a criação de um ambiente seguro e saudável. A escola também é lugar de referência, onde encontramos este público diariamente. E nela podemos aumentar as nossas coberturas e conscientizar os mais novos da importância das vacinas, que salvam vidas e são seguras”, explica Magda Costa, superintendente de imunizações do Estado.

Em associação à estratégia estadual de vacinação na escola, a SES-PE, a SEE-PE e a Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho realizaram uma ação de imunização, hoje pela manhã, contra o Papilomavírus Humano (HPV), na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Luísa Guerra. Com 400 estudantes matriculados, a unidade de ensino analisou as cadernetas para identificar quem estava com doses em atraso.

A atividade na Erem Luísa Guerra está relacionada à estratégia contemplada pelo Ministério da Saúde (MS) para aumentar a cobertura vacinal de HPV entre os adolescentes, na faixa etária de 15 a 19 anos. A iniciativa Federal elegeu, em Pernambuco, nove municípios prioritários para realização de ações de intensificação da vacinação. As cidades são: Camaragibe, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Olinda, Petrolina, São Lourenço da Mata, Recife, além do Cabo de Santo Agostinho.

“Na campanha que realizamos nas escolas estaduais e municipais, vacinamos os alunos com os imunizantes da rotina, inclusive de HPV. Nesta estratégia do Ministério da Saúde, que visa resgatar esses adolescentes de 15 a 19 anos que não tomaram a vacina de HPV, entendemos que, mais uma vez, o ambiente escolar é ideal para fazermos essa busca ativa. O HPV está relacionado a diversos tipos de câncer, como o do colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe. É tão importante a ação que, no segundo semestre, o Governo do Estado vai ampliar o alcance da ação para todos os municípios pernambucanos”, explicou Magda Costa.

A mobilização feita nas escolas, por iniciativa da Saúde e da Educação, tem recebido apoio da comunidade escolar e dos próprios estudantes, como destaca Kauan Azevedo, de 17 anos: “A vacina contra o HPV é essencial para adolescentes, pois previne cânceres relacionados ao vírus. É segura e recomendada a partir dos 9 anos. Vamos incentivar a vacinação e proteger a saúde dos nossos jovens!”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here