No ano passado foram 116 homicídios, enquanto que em 2016 foram 121. A maioria dos crimes foi motivada por tráfico de drogas.
Por Roberto Gonçalves / Foto: reprodução
O ano de 2017 foi violento no Sertão araripeano, mesmo assim o número de homicídios na região que é composta por dez municípios, diminuiu cerca de cinco Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI’s, comparando 2017 com 2016. Em 2017, foram 116 homicídios registrados, enquanto que no ano anterior, o número chegou a 121. O balanço foi feito pelo Blog do Roberto Gonçalves de Araripina e confirmado pelo major Carvalho, sub comandante do 7º BPM de Ouricuri.
Como em outras regiões do estado, a maioria dos crimes é motivada pelo tráfico de drogas. Segundo a Polícia Civil, o acréscimo da quantidade de homicídios do ano de 2017 se deve à questão da intensificação ao combate ao tráfico de drogas, tentando desaparelhar grupos organizados que atuam nas principais cidades da região (Araripina, Ouricuri e Trindade).
Cerca de 80% das vítimas são pessoas que têm vínculo com o tráfico de drogas, entre traficantes e usuários. Enquanto que os outros 20% são de crimes vinculados ao consumo de álcool. Discussões de vizinho, brigas de casal e mortes causadas por ciúmes e motivos banais.
A Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), estipulou uma meta de 72 homicídios para a região, mas apesar do trabalho incansável das Polícias Militar e Civil, desde 2013 essa meta não é alcançada no Sertão do Araripe. Em 2017, as cidades mais violentas foram: Araripina 33, Trindade com 21 homicídios, Bodocó 15, e Ouricuri 13, seguida de Exu com 12 assassinatos. Como em 2016, no ano passado o município de Granito foi o mais tranqüilo da região, registrando apenas um crime de morte.