
Por Cidinha Medrado para o blog
A região do Sertão do Araripe apresentou um saldo positivo de 107 vagas formais no mercado de trabalho em fevereiro, segundo dados do CAGED. O resultado representa uma recuperação significativa, visto que em janeiro a região havia registrado um saldo negativo de 133 empregos. As informações foram apresentadas pelo coordenador escolar do Senai Araripina, Josemberg Laurentino, nesta terça-feira (01), no programa Araripina Urgente da Arari FM 90,3. (veja vídeo abaixo)
No período analisado, foram contabilizadas 460 admissões contra 353 desligamentos. O município de Ouricuri liderou a geração de empregos, com um saldo positivo de 36 vagas, seguido por Araripina e Trindade. Pequenos municípios, como Santa Filomena e Bodocó, também tiveram crescimento proporcionalmente significativo. Em contrapartida, Ipubi apresentou um saldo negativo de sete vagas, reflexo da oscilação no setor gesseiro.
Apesar dos números positivos, a região ainda enfrenta desafios. No acumulado de 2025, o Sertão do Araripe tem um saldo negativo de 26 postos de trabalho, evidenciando a necessidade de medidas que incentivem a contratação formal e fortaleçam setores-chave, como a indústria e a prestação de serviços. Assista entrevista na íntegra: