Início Notícias Sertão do Araripe: Proposta para reutilizar gesso agrícola e manipueira na potencialização...

Sertão do Araripe: Proposta para reutilizar gesso agrícola e manipueira na potencialização da produção na agricultura é aprovada

38
Foto: reprodução

Por Jose Alves Bezerra*

É com enorme alegria que compartilho com minha querida Serrolândia-Ipubi-PE, Sertão do Araripe e todo o Brasil, a aprovação da proposta apresentada da minha parte, no eixo de Transformação Ecológica sobre ‘‘REUTILIZAR MATÉRIAS PRIMAS, COMO O GESSO AGRÍCOLA E MANIPUEIRA PARA POTENCIALIZAR A PRODUÇÃO AGRÍCOLA REGIONAL” na 1ª Conferência Intermunicipal do meio Ambiente , na cidade de Exu-PE em 22 de janeiro de 2025. Uma Conferência que foram aprovadas também as propostas de minha equipe e da maioria dos eixos temáticos.

A explicação que elaborei foi a seguinte, já existe estudos sobre o uso da manipueira e do gesso agrícola na agricultura, o que precisamos é de políticas públicas (Todas as esferas de governos,  municipal, estadual e federal) de apoio para ampliar e fortalecer a agricultura da Chapada do Araripe, e todas as cidades que fazem o Cisape (Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe), e servir de modelo nacional, visto que temos muitas terras agricultáveis e habitamos em um bioma unicamente brasileiro, a Caatinga. Trazendo vantagens como a alta produtividade de cultivares como a mandioca, o milho, o feijão e muitos outros. As terras com alta produção nas lavouras, terá grande redução no desmatamento, vistos que serão suficientes as grandes produções de alimentos, o que torna nosso bioma mais preservado.

Já a manipueira, pode ser usada como fertilizante, defensivo de insetos nas culturas, e torna nossa região sem poluições, proporcionando melhor qualidade de vida.

Torcermos agora para que todas as propostas aprovadas sejam levadas para as próximas etapas: as Conferências Estaduais e Nacionais do Meio Ambiente.

*Professor de Ciências, biólogo e engenheiro agrônomo do distrito de Serrolândia- Ipubi-PE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here