Início Notícias Serra Talhada fica no topo da escala de transparência pública em Pernambuco

Serra Talhada fica no topo da escala de transparência pública em Pernambuco

861

Resultado mostra que estamos no caminho certo e que a gestão pública se faz com clareza”, comemorou o prefeito Luciano Duque (PT).

Da Ascom / Foto: divulgação

Repetindo 2015, a Prefeitura de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, alcançou nota dez em transparência pública, segundo a 3ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT), divulgada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), na última quinta-feira (11), em Brasília (DF). Em Pernambuco, além de Serra Talhada apenas Recife e São Vicente Férrer obtiveram nota máxima no ranking.

A metodologia da Escala Brasil Transparente avalia o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) nos Estados, Distrito Federal e 2.328 municípios brasileiros.

Mais uma vez alcançamos nota dez e estamos no topo estadual e nacional em termos de transparência pública, fruto de uma gestão limpa e transparente, que não tem nada a esconder dos mecanismos de avaliação como a EBT e nem do povo. Resultado mostra que estamos no caminho certo e que a gestão pública se faz com clareza”, comemorou o prefeito Luciano Duque (PT).

Escala

A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros. A EBT foi desenvolvida para fornecer os subsídios necessários ao Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) para o exercício das competências que lhe atribuem os artigos 59 da Lei Complementar nº 101/2000 e 41 (I) da Lei de Acesso à Informação, assim como os artigos 68 (II) do Decreto nº 7.724/2012 e 18 (III), do Decreto nº 8.109/2013.

A EBT avalia o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI). Três versões concentram-se na transparência passiva e por isso foram realizadas solicitações reais de acesso à informação aos entes públicos avaliados. A partir da EBT, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e gerar um produto que possibilite o acompanhamento das ações empreendidas por estados e municípios no tocante ao direito do cidadão de acesso à informação de entes públicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here