Governo acredita que ações criminosas serão reduzidas com medidas adotadas. Sindicato dos Bancários diz que 17 agências já foram explodidas ou arrombadas este ano.
JC Online / Foto: reprodução
Apesar de os bandidos já terem investido contra 17 instituições financeiras do Estado só este ano – conforme levantamento do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, a Secretaria de Defesa Social (SDS) “avalia que está dando respostas importantes no combate a esse tipo de crime”, conforme nota encaminhada à imprensa. O governador Paulo Câmara, cujo posicionamento foi reivindicado por vários internautas, não se pronunciou sobre a ação de bandidos contra agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal (CEF) em Porto de Galinhas, nesta sexta.
Já o secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, considerou a ação em Porto de Galinhas um “fato isolado” e disse não ser necessário o reforço do policiamento no local, que recebe mais de um milhão de visitantes ao ano e só conta com oito policiais militares, segundo a Associação de Cabos e Soldados (ACS).
Entre as “respostas” listadas pela SDS para os assaltos a bancos estão a Operação Sem Divisas, que prendeu, na semana passada, 16 pessoas de uma quadrilha que atuava entre Pernambuco e Paraíba e tinha explosivos suficientes para 196 caixas eletrônicos; o aumento de três para sete equipes da força-tarefa, no final do ano passado, tendo o grupo desarticulado 16 quadrilhas e prendido 134 pessoas; a reativação de uma tropa de elite do Batalhão de Rádio Patrulha, em janeiro, para reforçar o cerco aos bandidos. “Com ações de inteligência, aliadas aos esforços da Polícia Militar, as forças de segurança têm a confiança na redução da atuação dessas quadrilhas em nosso território”, diz.