Início Notícias Seguindo exemplo de Eduardo, Paulo Câmara cria Comitê de Convivência com a...

Seguindo exemplo de Eduardo, Paulo Câmara cria Comitê de Convivência com a Estiagem

699

Seguindo o exemplo do padrinho político Eduardo Campos, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), anunciou a criação de um Comitê Estadual de Convivência com a Estiagem, que coordenará as ações para combater a seca nos municípios do semiárido. O decreto será assinado nesta quarta-feira (11), ao lado da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.

Câmara repete um gesto tomado por Eduardo Campos quando era governador em 2012. Na época, além da criação de um comitê, Campos estabeleceu diretrizes e responsabilidades sobre as ações para combater a estiagem.

“A instalação do comitê reforça a nossa necessidade de reavivar o debate sobre o tema, avaliando as iniciativas já realizadas, as que estão em execução e as novas propostas; de modo que haja um planejamento integrado e efetivo das ações do Governo do Estado”, afirma o governador.

“Foram muitas as ações realizadas a partir da articulação desse comitê. Desta vez, vamos avançar ainda mais, já que ampliamos, inclusive, a representação da sociedade civil, incluindo neste fórum, conselhos e associações que são fundamentais para nos ajudar a enfrentar esta realidade posta”, disse o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, que coordenará o grupo.

A reuniões serão mensais. O comitê deve acompanhar de perto o monitoramento da seca, o prognóstico de chuvas e a evolução do volume dos reservatórios.

O grupo deve avaliar algumas propostas de ação como a instalação de 30 mil cisternas, construção e ampliação de 900 pequenas barragens, 220 sistemas simplificados de abastecimento, dessalinizadores e construção da médias e grandes barragens e adutoras.

Em Pernambuco, existem 126 municípios afetados pela seca. Desses, 56 já foram reconhecidos pelo governo federal. Isso significa que existem 1,3 milhão de pessoas afetadas pela estiagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here