Seguindo o exemplo de Araripina, foi feita a estação de Tratamento de esgoto de Ipubi.
Por Roberto Gonçalves
O Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade Daniel Torres recebeu na semana passada a visita das Engenheiras Ambientais Silvana Cabral e Bárbara Virgínia da RECITEC – Reciclagem e Tecnologia Ambiental com sede em Recife, que vieram conhecer como funciona a limpeza pública no município de Ipubi e nos distritos de Serra Branca e Serrolândia. O objetivo da visita foi constar in loco como funciona a limpeza pública em todo o município para a elaboração do Plano Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos – PMGRS.
Silvana e Bárbara acompanharam todo o processo desde o recolhimento dos resíduos pelos Garis até a fase onde o material é depositado no lixão da cidade. Visitaram ainda a Estação de Tratamento de Esgoto de Ipubi, uma das maiores e mais modernas da região do Araripe.
Daniel discutiu ainda com as engenheiras a proposta de construir um Aterro Sanitário no município para descarte dos resíduos sólidos. “Com o apoio de Silvana e Bárbara, estamos elaborando o PMGRS para que Ipubi, Serra Branca e Serrolândia também possam dar um destino mais adequado ao lixo” – garantiu Daniel Torres.
Na visita técnica, as Engenheiras avaliaram ainda o local onde será construído um Centro de Triagem de Resíduos e a Fábrica de Vassouras de Garrafa Pet do município.