A vacina contra a Leishmaniose deve ser custeada pelo próprio dono do animal.
Por Dyangellys Batista – Araripina.com
A Secretaria de Saúde de Araripina, Sertão de Pernambuco, estará preparando uma grande ação de combate e prevenção na próxima quinta-feira (14), contra a Leishmaniose, comumente conhecida como o calazar. O responsável pela vigilância sanitária, André Batista, falou nesta sexta-feira (08), na rádio Arari 90,3 sobre a importância da vacinação de animais para evitar o contagio e a proliferação da enfermidade.
Juntamente com o veterinário Welliton, que falou sobre as precações que devem ser tomadas para evitar a proliferação de bactérias onde o animal esta alojado e que cuidados simples podem ajudar a evitar tais ocorrências; levantou como principal ponto a importância de manter o ambiente a qual o animal permanece limpo de suas fezes e urina, pois os mesmo podem ser incubadores do inseto transmissor.
Apesar da ação que acontecerá, a Secretária de Saúde dispõem apenas da vacina antirrábica, a vacina contra a Leishmaniose deve ser custeada pelo próprio dono do animal em uma unidade de saúde animal com um veterinário ou responsável.