Informações Ascom
No último sábado (14), o deputado estadual Eduardo Salles se reuniu com o setor produtivo e lideranças da região do Vale do São Francisco para discutir as demandas do local. O encontro aconteceu em Juazeiro e contou com a presença do presidente da ACOSF – Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do Francisco, do presidente do Instituto da Fruta do Vale do São Francisco, diversos Presidentes de Associações de Produtores, vereadores e outras lideranças dos municípios da região.
O setor produtivo demonstrou preocupação com a grave situação em que se encontra o Lago de Sobradinho, que está atualmente com apenas 18% de sua capacidade. Na mesma época do ano passado, o volume útil do lago era de mais de 50%. “Eu, que no início da minha vida profissional me especializei em irrigação e tive a oportunidade de conhecer e trabalhar em grandes projetos de irrigação em todo o Brasil, confesso que nunca vi uma situação tão dramática. Os números são assustadores e as providências tem que ser imediatas“, salientou o deputado Eduardo Salles. Ele lembrou ainda que, somente no Vale do São Francisco, cerca de 240 mil empregos em mais de 120 mil hectares irrigados movimentam toda a economia da região, que está ameaçada nesse momento.
Nos primeiros meses de anos anteriores, as cidades ribeirinhas chegaram a ter problemas de alagamento em bairros que ficam na beira do Rio São Francisco, por conta do grande volume de água. Neste ano, o problema é o contrário. A previsão do setor produtivo é de que o volume útil das águas chegue perto de zero em setembro deste ano.