O Governo de Pernambuco, através de sua Agência de Desenvolvimento Econômico (Adepe), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sdec-PE), realiza, no dia 25 de setembro, às 15h, no Sebrae Araripina, a Imersão Adepe – Incentivos Fiscais. O objetivo do evento é apresentar às empresas e a investidores de Araripina e região do Araripe os incentivos fiscais e financeiros que são oferecidos para facilitar a implantação ou ampliação de indústrias, centrais de distribuição e importadores atacadistas no estado.
O evento é realizado pela Adepe em parceria com o Sebrae Pernambuco e será ministrado por Bruno Lira, diretor-executivo de Incentivos Fiscais e Financeiros da Adepe. “A Imersão é de fundamental importância para apoiar o desenvolvimento da economia local, tendo em vista que muitas empresas já instaladas em Pernambuco não têm conhecimento sobre essa política que, muitas vezes, facilita o processo de transição para patamares maiores de faturamento, que por consequência tendem a aumentar sua carga tributária”, comentou Lira.
Alguns dos principais incentivos fiscais disponibilizados pelo Governo de Pernambuco são o Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Prodepe), o Programa de Estímulo à Indústria do Estado de Pernambuco (Proind) e o Programa de Desenvolvimento do Setor Automotivo de Pernambuco (Prodeauto).
Em 2024, até o momento, foram realizadas três reuniões do Conselho Estadual de Políticas Industrial, Comercial e de Serviços (Condic), onde são divulgados, na sede da Adepe, no bairro das Graças, no Recife, os projetos de indústrias aprovados para concessão de incentivos fiscais pelo Prodepe e Proind.
Já foram anunciados este ano R$ 750 milhões em investimentos com expectativa de 2.361 novos empregos, beneficiando 163 empresas através dos programas. Outras duas reuniões estão previstas para acontecer até o final de 2024, totalizando cinco, enquanto em 2023 foram realizadas três. “O Governo de Pernambuco, através da Adepe, está procurando fomentar o desenvolvimento dentro do próprio estado, e a divulgação dos incentivos é um dos mecanismos que será utilizado nesse processo”, comentou Bruno Lira.