O médico oftalmologista Dr. Francisco Eudes em sua participação semanal no programa Araripina Urgente desta terça-feira (04), na Arari FM, tirou dúvidas dos ouvintes sobre vício de refração.
“Na verdade, vício de refração é o nome geral dado às conhecidas doenças oculares como miopia, hipermetropia, astigmatismo, e também a presbiopia. A miopia, conhecida por dificuldade para ver de longe, é um caso onde a imagem se forma não sobre, e sim à frente da retina”, esclareceu o especialista.
MIOPIA
É a condição em que os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe. O principal fator que influencia o aparecimento da miopia é a hereditariedade. Em geral, o grau de miopia aumenta durante o período de crescimento. As formas de correção da miopia são: óculos, lentes de contato ou cirurgia.
HIPERMETROPIA
Ocorre quando o olho é menor do que o normal. Isso cria uma condição de dificuldade para que o cristalino focalize na retina os objetos colocados próximos ao olho. A maioria das crianças são hipermétropes de grau moderado, condição esta que diminui com a idade. A hipermetropia pode ser corrigida através do uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia.
ASTIGMATISMO
É causado por diferentes curvaturas corneanas ou por irregularidades na córnea, formando a imagem em planos diferentes o que ocasiona a distorção da mesma. O uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia podem corrigir o astigmatismo.
PRESBIOPIA
Conhecida como “vista cansada”, manifesta-se normalmente após os 40 anos, criando uma dificuldade para enxergar de perto e de longe. O uso de óculos ou lentes de contato são formas de correção da presbiopia.
Ouça abaixo a participação de Dr. Francisco Eldes falando sobre o assunto e tire suas dúvidas.