O ano de 2019 acabou e, ao todo, o Procon-PE contabilizou um total de 70,2 mil pessoas atendidas. O número representa um crescimento de 8% frente o desempenho do órgão do consumidor em 2018, quando foram realizados 64,5 mil atendimentos. A alta nos atendimentos pode ser entendida a partir de dois aspectos: a maior conscientização do consumidor e o desempenho aquém de algumas empresas na prestação dos serviços.
No ranking das empresas mais reclamadas figura em primeiro lugar a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), com 5,7 mil reclamações. Entre os problemas mais apresentados em relação à empresa estão cobrança abusiva ou indevida e perda de eletrodoméstico por queda de energia.
O segundo lugar ficou com a Compesa, com 4,5 mil atendimentos. Já o terceiro lugar é da TIM, com outros 2,7 mil atendimentos. (confira lista completa abaixo).
Dezembro
Sobre os atendimentos de dezembro, pela primeira vez algumas redes de departamento apareceram entre as 10 empresas mais reclamadas. Entre elas, estavam as Lojas Americanas, Riachuelo e Magazine Luiza. “Esses números mostram um reflexo pós Black Friday e compras de Natal”, explica o gerente de atendimento, Pedro Cavalcanti, salientando que cada vez mais o consumidor está ciente de seus direitos e procurando que eles sejam cumpridos.
Reclamação
Para abrir uma reclamação no Procon-PE o consumidor deve comparecer a uma das 52 unidades munido de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. É preciso levar também documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, fatura, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.
Ranking das empresas mais reclamadas no Procon em 2019:
1º Celpe – 5.744
2º Compesa – 4.567
3º TIM – 2.728
4º Claro – 2.040
5º Banco Bradesco – 1.897
6º Caixa Econômica Federal – 1.506
7º Telemar – (OI Fixo) – 1.478
8 º Vivo – 1.333
9º Banco Itaucard – 1.254
10º Banco BMG – 1.202