A ampliação de investimentos de R$ 7,5 bilhões da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no Polo Automotivo da Jeep, em Goiana, Região Metropolitana do Recife (RMR), vai trazer outros negócios para Pernambuco. A Sada Transportes, empresa do Grupo Sada e operador logístico do Grupo FCA, está anunciando a ampliação do seu terminal logístico e a construção de uma usina solar para geração fotovoltaica na própria operação. O investimento para as novas instalações será de R$ 110 milhões, com previsão de gerar aproximadamente 300 empregos, entre diretos e indiretos. As obras já foram iniciadas e devem ser concluídas em dezembro para começar as operações.
Na última terça-feira (18), no Palácio do Campo das Princesas, o protocolo de intenções foi firmado entre o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e a Sada Transportes. O novo terminal terá uma área total de 63 hectares – atualmente são 13 hectares – localizado ao lado do Polo da Jeep. “Pernambuco está cada vez mais sólido e estamos acompanhando o momento de ampliação da FCA”, disse o gerente regional da SADA Transportes em Pernambuco, Marcelo Loureiro.
A Sada recebe os veículos prontos da FCA para realizar a inspeção, revisão de entrega e direcionar para serem transportados. “A produção dos veículos para o Norte/Nordeste levamos direto para as concessionárias. Já a produção para o Sul/Sudeste, é transferida para nossa unidade em Igarapé, Minas Gerais, para se juntar a outros veículos da FCA e serem entregues nas concessionárias”, explicou Loureiro, ao complementar que quando a ampliação do terminal em Pernambuco for concluída, eles esperam uma autorização para entregar os veículos diretamente a locadoras também.
E, pensando na sustentabilidade, a construção de uma usina solar vai ser capaz de gerar energia para o terminal logístico. “As placas fotovoltaicas serão colocadas como cobertura para os carros. Terá uma capacidade de geração de 5 Megawatt-hora (MWh)”, disse o secretário executivo de Infraestrutura e Atração de Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec), Felipe Mançano, ao complementar que a ampliação da Sada foi após mapeamento da secretaria.
Segundo Loureiro, essa usina será importante para criar um pátio moderno, pensando no abastecimento de veículos elétricos.
Os 300 empregos diretos e indiretos a serem gerados são de prioridade para pessoas que moram na região. “Algumas das vagas são para motoristas, conferentes e área administrativa”, informou Loureiro. Para os interessados, é possível cadastrar o currículo no site da SADA Transportes.
“Essa ampliação é uma consolidação e mostra que nosso Estado, apesar da crise, conseguiu manter e ampliar os investimentos”, disse Paulo Câmara.