Uma cozinha industrial totalmente planejada e montada com instrução de nutricionistas passará a funcionar nesta sexta-feira (20 de outubro) na sede da Fundação Terra em Arcoverde (PE). Com capacidade para servir 3 mil refeições diárias, o novo espaço vai atender inicialmente 450 adultos e crianças dos projetos sociais da instituição com 1.500 pratos. Também funcionará como escola de profissionalização.
O espaço é uma demanda antiga. “A cozinha dá conta da nossa produção diária, de alimentos e cursos, ainda permite fazer grandes eventos para a população, como a tradicional ceia de Natal”, diz Ana Flávia Bretas de Vasconcellos, presidente da Fundação.
Ao todo, o Rotary clube investiu R$ 160 mil na compra de 67 equipamentos. Há geladeiras e freezers especializados, um amplo fogão industrial, coifas, fritadeiras, além de panelas e utensílios voltados à produção industrial de alimentos.
Chames Balladares, coordenadora de Mobilização de Recursos da Fundação Terra, explica que a cozinha nasceu da necessidade de ampliar a oferta de alimentos e melhorar as instalações para a oferta de cursos profissionalizantes. “Isso vai garantir que as pessoas se qualifiquem e possam obter empregos e renda nas comunidades mais pobres”, ela explica. “Estamos muito felizes com essa parceria com o Rotary, que apoiará centenas de pessoas em vulnerabilidade social.”
Somente em 2022, 50 pessoas se formaram nos cursos de culinária e confeitaria.
Do planejamento à finalização, tudo seguiu a melhor arquitetura.
“Foi uma cozinha que planejamos milimetricamente para ter qualidade de acondicionamento de alimentos e a maior segurança no manuseio das refeições”, diz Dalynne Dafnne, nutricionista da Fundação.
O novo espaço tem dois ambientes distribuídos em 57 metros quadrados. Um, para a preparação de alimentos que serão transportados. Outro para aqueles pratos a serem servidos no refeitório localizado ao lado da cozinha.
Serviço
A cozinha será inaugurada nessa sexta-feira, a partir das 11 horas, na Rua Alfredo de Souza Padilha, s/n, com a presença do presidente do Rotary Club de Arcoverde, Lucivan Alves Mauricio, diretores da Fundação Terra e convidados da comunidade. Na ocasião, será servido o primeiro almoço produzido pelos novos equipamentos.
A Fundação Terra
Criada há 39 anos em Arcoverde (PE), no agreste Pernambucano, para atender os moradores da Rua do Lixo, a entidade é hoje uma das maiores obras sociais do Nordeste, beneficiando crianças, adultos e idosos em Pernambuco, Ceará e Paraíba. Só em 2022, foram 205 mil atendimentos em saúde, educação e serviços sociais. Conheça o trabalho. www.fundacaoterra.org.br