A Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho Roberta Meneses, diretora geral da Mútua-PE (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-PE), teve uma intensa participação na 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA).
Sua presença marcante no maior evento nacional do Sistema Confea/Crea e Mútua é reflexo de sua consolidação como a principal representante feminina da Engenharia pernambucana. A SOEA foi realizada na semana passada, em Gramado (RS), e reuniu cerca de 5 mil pessoas, entre lideranças da área, profissionais, estudantes e convidados. No geral, explica Roberta Meneses, o evento foi bastante positivo para profissionais de diversas categorias de Pernambuco, que ampliaram seus conhecimentos e puderam conhecer o universo que é a SOEA.
Nessa SOEA, a Engenharia de Pernambuco também se fortaleceu com mais uma entidade de classe, a APEST – Associação Pernambucana de Engenheiros de Segurança do Trabalho, fruto do importante apoio da Mútua-PE, na pessoa de sua Diretora Geral, Eng. Civil Roberta Meneses, prestado às associações, institutos e instituições de ensino.
Nos quatro dias de evento, a Diretora Geral da Mútua-PE conversou com centenas de profissionais, estudantes, especialistas e parceiros, assistiu palestras e painéis e compartilhou um pouco de sua vivência profissional e como liderança feminina da Engenharia.
Da mesma forma, Roberta Meneses esteve em junho, na capital federal, para o lançamento e a instalação da Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua, sendo, na ocasião, a única representante do Estado na solenidade. Em fevereiro também esteve em Brasília para o 12⁰ Encontro de Líderes Representantes do Sistema, quando se reuniu com políticos do Estado para tratar de projetos importantes para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências.
No ambiente da representação classista, em que o percentual de profissionais mulheres é bastante reduzido, Roberta Meneses também se destaca a nível nacional. No ano passado foi coordenadora adjunta das regionais da Mútua do Nordeste, congregando as propostas e anseios das nove Caixas da região.
Gestão na Mútua é marcada pelo crescimento
Na sua gestão à frente da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-PE, a instituição alcançou resultados positivos, registando crescimento em todos os aspectos: número de profissionais associados (2350 – julho 2023), montante de recursos disponibilizado aos mutualistas por meio dos benefícios sociais e reembolsáveis (cerca de 10,5 milhões – janeiro 2021 a julho 2023), valor repassado às entidades de classe por convênios (+ R$ 1 milhão – janeiro de 2021 a julho de 2023), número de estabelecimentos parceiros para a oferta de descontos e promoções aos profissionais associados (+ de 300 – julho de 2023), entre outros.
São vários os fatores que impulsionaram o crescimento da Mútua-PE nesse período (janeiro de 2021 a julho de 2023), mas, sem dúvidas, o comprometimento, a dedicação e o acolhimento dos profissionais por Roberta Meneses foram aspectos decisivos. A autonomia e a liberdade de inovar, incentivadas pelo presidente da Mútua Nacional, o engenheiro agrônomo Francisco Almeida, também valem o destaque. Desde o início de sua gestão o presidente da Mútua tem fomentado esse viés empreendedor também junto aos diretores regionais, além de promover mudanças muito significativas na Mútua a nível nacional para resgatar o papel de uma verdadeira caixa de assistência e de acolhimento para a categoria.
Roberta Meneses
Natural de Serra Talhada, é formada em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco, em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e atua no mercado desde 1999, tanto na área privada, como no serviço público.
Desde cedo já despontava como uma liderança da Engenharia, ocupando a função de Inspetora de Serra Talhada e, assim, fazendo a representação do presidente do Crea-PE em 22 cidades. Foi Conselheira da Câmara de Engenharia Civil, indicada pelo Senge-PE, onde participou de diversas Comissões, como a acessibilidade e a de meio ambiente e, nos anos de 2019 e 2020, foi coordenadora da Comissão Gestora do Programa CreaJr.
Além de sua contribuição à sociedade por meio da Engenharia Civil e de Segurança do Trabalho, Roberta Meneses segue se dedicando, também, às categorias do Sistema Confea/Crea e Mútua, de forma a lutar por melhorias e pela valorização dos profissionais, destacando-se por sua representatividade feminina e por sua postura ética e aguerrida.
Um grande orgulho para a Cngenharia Civil e de Segurança do Trabalho é ter sido escolhida pelos profissionais para dirigir a Caixa de Assistência como diretora geral, na gestão 2021-2023, cargo honorífico que abraçou como uma missão, e sempre com foco em ajudar os profissionais e o Sistema Confea/Crea e Mútua.