O governo Paulo Câmara deve anunciar nos próximos dias se os municípios do Sertão do Araripe irão avançar em mais uma fase do Plano de Convivência com a Covid-19. Até está quarta-feira (26), restaurantes, bares e academias de cidades da região como Araripina, Ouricuri, Trindade e Ipubi, continuam fechados e os proprietários amargando um enorme prejuizo.
Se a Secretaria de Saúde levar em consideração os critérios adotados quando regrediu Araripina e Ouricuri para fase 2, e deixou Ipubi e Trindade na fase 4, como aconteceu no início do mês, ficará mais que provado, que existe ‘retaliação’ por parte do Governo do Estado contra as duas maiores cidades da região.
Está claro, e não é preciso ser da capital pra saber, que se for levada em consideração a proporcionalidade dos números de casos confirmados e de óbitos nas duas cidades que são administradas por prefeitos socialistas, ou seja, Ipubi e Trindade, superam e muito, os casos que Araripina e Ouricuri estão apresentando.
Para alguns especialistas, o problema, é que as duas últimas cidades citadas, são administradas por adversários políticos de Paulo Câmara, e por isso, foram às únicas do Araripe, que tiveram lockdown decretado pelo governador, e sem nenhuma base científica.
A expectativa agora, é se os auxiliares de Paulo Câmara vão usar o mesmo critério do decreto anterior. Se for, os restaurantes, bares e academias de Ipubi e Trindade serão reabertos, e os de Ouricuri e Araripina continuarão fechados. Quem duvida?