Relator do Novo Ensino Médio, deputado Mendonça Filho defende texto consensual que dialogue com tendências globais
Escolhido relator do projeto de lei (5.230/23) que altera o Novo Ensino Médio, o coordenador do Novo Ensino Médio da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ), deputado federal Mendonça Filho (União-PE), afirma que irá ampliar o debate sobre o assunto com especialistas na área. O objetivo é garantir uma educação inclusiva e sintonizada com as novas tendências globais.
“Ampliei e queremos ampliar cada vez mais o debate com educadores, profissionais da educação e alunos, para que possamos construir a melhor proposta possível. O meu propósito é apresentar um texto consensual e que esteja conectado com o futuro. Ou seja, atento à modernidade, valorizando a percepção e o projeto de vida da nossa juventude”, destaca Mendonça Filho.
O parlamentar foi escolhido relator pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e deve apresentar seu parecer em breve, pois o projeto de lei 5.230/23 tramita em regime de urgência, devendo ser apreciado pela casa na segunda semana de dezembro.
Sobre a FPeduQ
Lançada no dia 10 de maio, a Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) tem como objetivo discutir no Congresso Nacional melhorias nos programas de acesso à educação, como Fies e Prouni, além da qualidade do ensino, inovação e tecnologia na educação, reforma tributária e outras pautas importantes.
O setor particular de ensino é responsável pela educação de mais de 15 milhões de brasileiros, dos quais 90% são das classes C, D e E. Além disso, é responsável por 77% dos alunos no ensino superior e 20% no ensino básico.
Presidida pelo deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), a Frente tem como vice-presidente na Câmara a deputada Socorro Neri (PP-AC). No Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) é o vice.