Início Notícias Região Nordeste registrou mais de um milhão de empresas inadimplentes em setembro,...

Região Nordeste registrou mais de um milhão de empresas inadimplentes em setembro, indica Serasa Experian

339
Foto: divulgação
Exatas 1.114.796 companhias do Nordeste do país fecharam o nono mês de 2023 com contas atrasadas, segundo o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian. O maior número da região foi da Bahia (330.682) e o menor foi do Piauí (42.748). Mas o maior crescimento registrado foi do Maranhão, que saltou de 108.388 CNPJs no vermelho em agosto para 110.902 em setembro. Veja os números de todas as Unidades Federativas (UFs) da região no gráfico a seguir:

Na visão nacional, o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian indicou que, em setembro, foram mais de 6,59 milhões de companhias com contas atrasadas, que ultrapassaram a soma de R$ 122,2 bilhões devidos. O ticket médio de cada débito foi estimado em R$ 2.596,30. Veja abaixo a evolução do índice:

“A inadimplência das empresas está, neste momento, em patamar de estabilidade. É possível que em setembro estejamos vivenciando o início dos efeitos da queda da Selic e da inflação, que acomete os bolsos dos brasileiros e, em consequência, impacta no caixa das companhias. Com mais dinheiro disponível no mercado e indícios da recuperação econômica, a perspectiva para os próximos meses é de que as empresas consigam recuperar um pouco mais de fôlego e reduzam o avanço da insolvência no país”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

O indicador também mostra o segmento de atuação da empresa negativada, em que “Serviços” lidera com 54,4%, seguido de “Comércio” (36,7%), “Indústria” (7,6%), “Primário” (0,9%) e “Outros” (0,4%), que contempla negócios de “Financeiro” e “Terceiro Setor”.

Já em relação ao setor das dívidas, a maior parte delas é de “Outros” (28,5%), que considera contas com Indústrias, Terceiro Setor e Primário. O menos impactado pela inadimplência em setembro foi “Securitizadoras” (1,1%). Veja, a seguir, o detalhamento completo deste recorte:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here