Especificamente em Araripina, a maior cidade da região, a redução foi ainda maior e alcançou 40% como já havia adiantado o Blog do Roberto
Foto: reprodução
Balanço da violência feito pela 24 Desec, sediada em Araripina, no Sertão do Araripe , indica que o número de crimes violentos letais intencionais (CVLI) – homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte – teve redução de 22% no ano de 2019, em relação ao ano de 2018, na Área Integrada de Segurança 24 (AIS-24).
A AIS-24 é composta por 10 (dez) municípios: Arairipina, Ouricuri, Exu, Bodocó, Ipubi, Trindade, Santa Filomena, Santa Cruz, Moreilândia, Granito, cujas populações, somadas, chegam a cerca de 307.642 habitantes.
Araripina, principal município da área, obteve uma redução de 40% no ano de 2019, em relação ao ano anterior.
Leia também
- Número de homicídios em Araripina tem redução de 40% em 2019
- Comandante da 9ª CIPM de Araripina apresenta dados de redução de…
- Sertão lidera queda de homicídios no Estado, diz SDS
- Araripina completa 105 dias sem homicídios; ouça entrevista
No mesmo período de análise, os crimes violentos contra o patrimônio (CVP) também caíram, atingindo uma redução de 29%.
São dois anos consecutivos que a violência recua no sertão do Araripe. Além disso, em 2019, não houve registro de homicídios no município: Granito, e em 2018 não houve registro de homicídios no município de Santa Cruz.
Para o 24 Desec, os números positivos são frutos de um trabalho preventivo e investigativo, realizado diuturnamente pela Policia Civil da 24 desec, através da realização de investigações, elucidação de crimes, prisões, apreensões, cumprimento de mandados e da integração das ações com a Polícia Militar do 7° BPM e da 9ª CIPM, responsável por importantes ações ostensivas e repressivas em toda área.
Destacam-se, ainda, ações no nível estratégico, dentro do Pacto pela Vida, que têm sido implementadas pela Diretoria Integrada do Interior II, Delegacia Seccional de Araripina, Comando Geral da Corporação e Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, favorecendo a redução da violência no Sertão Araripe.