Início Notícias Raquel Lyra quer aumento da gratificação de profissionais da educação

Raquel Lyra quer aumento da gratificação de profissionais da educação

447
Foto: reprodução

Com o encaminhamento da proposta de reforma administrativa à Assembleia Legislativa de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSDB), dentre outras demandas, diz que busca valorizar o pagamento de gratificações a servidores da área de educação.

Segundo o texto, além dos focos nas agendas emergenciais e estratégicas, o Projeto de Lei Estadual (PLE), segundo o governo, propõe a valorização dos servidores da educação a partir do aumento de 43% da gratificação das funções técnico-pedagógicas da rede pública estadual de ensino, que são os responsáveis pela gestão das escolas.

Ainda de acordo com o governo do Estado, o teto para tais gratificações passa, conforme a proposta da governadora, de R$ 2,1 mil para R$ 3 mil. O texto prevê que o detalhamento dessas gratificações será normatizado via decreto, conforme cargos e critérios de porte da escola, por exemplo.

REFORMA ADMINISTRATIVA

A Reforma Administrativa tem como uma das alterações a criação das secretarias de Mobilidade e Infraestrutura e a de Recursos Hídricos e Saneamento. Na estrutura atual, uma só pasta reúne as ações de infraestrutura e acesso à água.

A pauta do transporte público, antes vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), se une à Infraestrutura. Nesse sentido, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran), o Consórcio de Transportes da Região Metropolitana do Recife (CTM) e a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) também serão deslocadas da Seduh para a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura.

O projeto prevê a manutenção do número de secretarias (27) e, para atender às novas áreas estratégicas, um quadro total de 12.088 ocupantes de cargos em comissão e funções gratificadas, representando um ajuste de 2,1% no organograma atual. (JC)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here