Nesta terça-feira, 3, no terceiro dia de seu mandato após ser empossada em 1° de janeiro, a nova governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), publicou um decreto exonerando ocupantes de cargos comissionados ou no exercício de função gratificada. Outras pessoas serão escolhidas para o preenchimento dessas vagas, mediante nova seleção nos próximos 30 dias.
O Decreto n° 54.393 abre exceção apenas para os secretários nomeados em 1° de janeiro; diretores e gestores dos hospitais; presidente do Hemope; Gerentes Regionais de Educação; chefes e seguranças de colônias penais e outras unidades de detenção; coordenadores de CASEM, coordenadores de Atendimento Inicial de Recife, gestores de segurança, gestores e gerentes de CASE e coordenadores de CENIP; além de gestantes.
O documento também revoga todas as cessões de servidores públicos integrantes do quadro de pessoal efetivo da administração direta, autárquica e funcional do Poder Executivo Estadual. Funcionários cedidos a outros órgãos devem se apresentar nos órgãos de origem em cinco dias úteis. A govenadora ainda determinou o retorno do trabalho presencial e suspendeu a concessão de licenças por 180 dias.