A Secretária de Saúde do município de Juazeiro (BA), Fabíola Ribeiro, anunciou durante live realizada nesta segunda-feira (06), ao lado do prefeito Paulo Bomfim, que a administração municipal está elaborando um protocolo para o uso do vermífugo ivermectina associada a azitromicina, vitamina C, D e zinco para tratamento precoce para o novo coronavírus.
Fabíola ressaltou que o assunto tem sido bastante discutido internamente e destacou que o estudo tem sido ampliado. “E certamente nós iniciaremos um tratamento precoce, que não incluirá a hidroxicloroquina. Nos estudos mais atuais, a utilização dela na fase precoce não tem evidência robusta”, assegurou.
A decisão pelo protocolo surgiu após o aumento da prescrição de ivermectina na rede municipal. Segundo o bulário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o medicamento é utilizado para o tratamento causado por parasitas e conforme pesquisas reduz carga viral do coronavírus em teste inicial em células. Vale ressaltar que o uso do medicamento será off-label, ou seja, que não consta na bula. (Fonte: Blog do Edenevaldo Alves)