O programa Olhar para as Diferenças, criado pelo Governo de Pernambuco com objetivo de garantir os direitos de crianças com deficiência de 0 a 6 anos, foi expandido para o Sertão do Araripe na semana passada. A iniciativa passou a contemplar os municípios de Bodocó, Moreilândia, Exu, Trindade, Santa Filomena, Santa Cruz, Afrânio, Dormentes, Parnamirim, Granito e Ipubi. Todos integram a IX Gerência Regional de Saúde (IX GERES).
Instituído por decreto assinado pelo governador Paulo Câmara em junho de 2017, o programa é fruto do compromisso com o Marco Legal da Primeira Infância. A ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), seguindo uma metodologia elaborada sob a perspectiva transversal, congregando saberes e expertises das secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde.
No Sertão do Moxotó
Treze municípios que compõem a VI GERES, no Sertão do Moxotó, são beneficiados pelo programa desde 2019. Na região, o Olhar para as Diferenças monitora 500 crianças e executa atividades que asseguram o acesso, permanência, participação e a aprendizagem na rede de assistência social. Além disso, também busca potencializar o atendimento especializado nas escolas das redes Estadual e Municipal, bem como em outros espaços de educação, saúde e assistência social.